mobile learning
educação em movimento
educação à distância com dispositivos móveis

Seja um parceiro!

sábado, 2 de setembro de 2006

Optamos por JAVA ME

Depois de discussões entre os membros da equipe de desenvolvimento, a decisão pelo o uso de Java ME para o desenvolvimento do módulo Gestão de Conteúdo do AMADeUs, ao invés de tecnologias para a Web. A mudança foi baseada em indicadores internos da equipe durante o desenvolvimento do então sistema de apoio a educação, o .learn. Essa indicadores mostravam o alto custo da montagem de uma infra-estrutura capaz de suportar o sistema, além da pouca durabilidade da bateria dos dispositivos, no caso PDAs, ligados em uma rede wireless para sincronização com o servidor e solicitação de dados.
Outro fator fundamental para o uso de JAVA ME foi a segurança na portabilidade da mesma. Segundo noticias do site da Palm, o Palm OS já parou de ser produzido e provavelmente uma plataforma livre será utilizado.

sexta-feira, 1 de setembro de 2006

Interfaces Planejadas

Definida a tecnologia a ser utilizada a .reply hoje trabalha na concepção e prototipação das interfaces. Os trabalhos iniciais estão baseados no Projeto AMADeuS.
Trabalhando sobre o modulo de Gestão de Conteúdo, a .reply utiliza técnicas de prototipação rápida, em folhas de papel, apresentando os resultados a alguns membros do projeto AMADeuS.
O próximo passo agora é o desenvolvimento dessas interfaces utilizando JAVA ME.

Encontramos barreiras para desenvolver

Após a construção dos primeiros protótipos com Java ME percebemos a incapacidade das ferramentas utilizadas para chegarmos ao melhor estado da usabilidade promovido pelos protótipos de papel.

Porém observamos características do Polish que podem ser interessantes, como a aplicação de CSS nos componentes do Java ME, tornando de certa forma a interface construída mais amigável. Apesar desses recursos, ainda assim não seria possível utilizar facilmente componentes como textfields e buttons em Canvas para podermos desenhar interfaces melhores, a não ser se desenvolvêssemos as mesmas.

Estamos numa fase de estudo para saber o que é possível ser feito alterando o CSS responsável por modificar aspectos importantes dos componentes de formulário do Polish.

Caso seja necessário mais pesquisas por mudar as ferramentas que utilizamos isso será informado, juntamente com novos protótipos de interfaces projetados.

Polish, Simulador da Palm e JVM

Trabalhando em cima de critérios de usabilidade, uma das preocupações mais importantes do projeto AMADeuS, a .reply faz pesquisas intensas sobre a capacidade da tecnologia em dar suporte a esses critérios.

Ferramentas pagas foram encontradas para um desenvolvimento mais expressivo, porém a iniciativa da .reply parte do uso de ferramentas OpenSource.

O Polish, foi a opção mais escolhida por atender, a principio, os requisitos propostos pelas interfaces. O próximo seria a implementação e testes para validação das telas.


Por outro lado era preciso simular os componentes desenvolvidos, em devices de PDAs e constatar se os recursos disponibilizados pelo Polish eram realmente eficientes e seria mantida a usabilidade das interfaces desenvolvidas. Para isso o simulador da própria PALM passou a ser utilizado, juntamente com conversores de .jar produzidos pelo Eclipe para .prc que seriam utilizados para as simulações.

Estruturando a equipe

A .reply tem como foco a pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas para educação e aprendizagem sobre dispositivos móveis.

Formada por uma equipe composta por 8 alunos, a .reply mantêm uma capacitação constante tanto na área tecnológica - viabilidade,estruturação e adequação das aplicações utilizando tecnologias de ponta que não existem no mercado.

Essa capacitação ocorre através de seminários que contemplam pontos como: linguagens de programação, ferramentas, arquiteturas, comunicação, usabilidade e metodologias.

Procurando diferenciais, a capacitação também envolve estudos de aspectos conceituais que envolvem a relação tecnologia e educação - colaboração, percepção e adaptação. Parte da equipe da .reply desenvolve pesquisa científica na área de m-learning e educação.

Atualmente a .reply tem prototipado o módulo Gestão de Conteúdo do AMADeUs para Palm.

Para uma maior estruturação e organização das atividades na busca da eficiência continua a .reply está dividida em 4 núcleos de atuação:

  • Tecnologia: responsável por estudar a viabilidade e coerência das tecnologias a serem utilizadas sempre procurando uma integração com os objetos de estudo, estruturando treinamentos para que esse conhecimento seja difundido por toda a equipe.
  • Marketing: responsável por trabalhar as estratégias de concepção, construção e fortalecimento dos relacionamentos da .reply com seus stakeholders, bem como estruturar algumas diretrizes mercadológicas.

  • Mobile Interface Design: responsável por estudar contextos envolvidos com as soluções e seus usuários, desenvolver as telas e avaliar resultados de pesquisa e aplicação.

  • Gerência: responsável pela gestão de pessoas e gerenciamento do projeto.

As atividades de desenvolvimento de soluções estão distribuídas por toda a equipe.

Como proposta inicial de trabalho a .reply procura desenvolver a parte mobile do AMADeUs, complementando o sistema com soluções que rodem em palm's e celulares.