mobile learning
educação em movimento
educação à distância com dispositivos móveis

Seja um parceiro!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Fortalecimento da equipe

Ciência da computação, uma graduação difícil e exigente. Depois de tantos projetos e trabalhos, este último mês tem sido de total dedicação as monografias finais do curso. Os oito membros da .reply estão fazendo oito monografias, temas variados, cabeças a mil. Com certeza, nos dias 28, 29 e 30 de janeiro teremos grandes apresentações! Até lá, concentração quase 100%. Exceto alguns trabalhos que estão no cronograma da equipe e não podem ser adiados. A partir destes dias teremos uma equipe fortalecida por mais esse nível alcançado. Oito integrantes com graduação completa. Mentes aquecidas pela tecnologia móvel e aguçados por inovação. Aguardem que novos projetos estarão aparecendo, cada vez mais rapidamente. A .reply está crescendo junto com as pessoas que estão ao seu redor. A UFPE e o CIn continuam nossos parceiros, mas queremos alcançar mais! Interessados podem entrar em contato através com Guilherme e Hector. Teremos grandes surpresas!

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Tony Karrer critica adoção do m-learning


Tony Karrer, CEO da TechEmpower e escritor do acessado eLearning Technology, publicou em seu blog 10 previsões para o 2008 dentro do contexto do e-learning. Dentre os assuntos abordados, Karrer mostrou ter uma ótica pouco otimista perante a larga adoção do m-learning para o ano de 2008.


"While the iPhone and other mobile devices continue to proliferate and while the amount of web access via mobile devices will continue to grow rapidly (now approaching 20%), mobile learning solutions will continue to find adoption in scattered, specific examples."


Mesmo entendendo o poder do m-learning, nós também compartilhamos a visão de que o processo de aprendizado totalmente baseado nos dispositivos móveis, se ocorrer, ainda precisa trilhar um longo caminho. Entretanto, percebemos o m-learning como uma ferramenta complementar importantíssima, principalmente pela sua onipresença.

OLPC perde apoio


Na última semana, a Intel anunciou que está abandonando o projeto OLPC. A iniciativa busca produzir laptops a um custo de 100 dolares(ou menos) para crianças pobres de todo o planeta, a fim de que sejam utilizados no ambiente educaional.

Ontem, o caderno Fortune (http://money.cnn.com/magazines/fortune/) da CNN publicou uma entrevista com Nicholas Negroponte, fundador do projeto, a fim de esclarecer as causas do rompimento com a gigante dos processadores. Negroponte diz que a Intel não cumpriu com vários de seus deveres como parceira, além de ter violado algumas cláusulas do contrato. Muitos dos problemas também foram gerados devido a comercialização do laptop Classmate (http://www.intel.com/intel/worldahead/classmatepc/) pela Intel.

O mundo aguardava uma nova apresentação do OLPC durante a CES 2008 (maior feira para divulgação de produtos eletrônicos do mundo), mas o evento acabou tento como grande destaque a prévia do Windows Mobile 7.

sábado, 5 de janeiro de 2008

Além do podcasting...




Poderemos produzir nossas aplicações de m-learning para um dos dispositivos móveis mais famosos do mundo, o iPod? E utilizando JavaME? Rumores na comunidade internacional de Java indicam que sim.

Hoje, a Sun apoia um projeto open-source chamado phoneME. Um dos objetivos desse projeto é a difusão da tecnologia JavaME em dispositivos móveis mas não necessariamente celulares, ou relacionado com esse mercado.

O código fonte do projeto (que é Open Source) já foi baixado mais de 10.000 vezes. Além de contribuições para melhora e correção de bugs, surge agora uma iniciativa buscando tornar possível o uso de JavaME na criação de aplicações para o firmware Rockbox (http://www.rockbox.org/). O Rockbox roda em diversos MP3s players, incluíndo o famoso iPod da Apple.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Uma visão sobre os estudantes de hoje



Esse interessante video disponivel no YouTube mostra um panorama sobre realidade de 200 estudantes norte-americanos que participaram de ma pesquisa realizada nos EUA. Entre diversos tópicos abordados, o video demonstra como tecnologias como a internet, celulares e a tv estão influenciando a vida dos alunos.

Alguns dados são interessantes para que possamos refletir sobre o real engajamento do aluno dentro do processo de aprendizagem:

  • A leitura média de livros é de oito por ano, enquanto os alunos "surfam" por aproximadamente 2300 web-sites e 1281 profiles do Facebook (site de relacionamento análogo ao Orkut, bastante popular na América do Norte)
  • São escritas, em média, 42 páginas para as aulas por semestre. Número bastante inferior aos mais de 500 e-mails que são produzidos pelos mesmos estudantes.


quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

2008 de novidades

Em 2008, os celulares 3G estão cotados como uma das tecnologias que terão maior destaque. Isto se deve ao fato de que a internet no celular já é realidade em alguns países pelo mundo e o Brasil está começando agora. O leilão das bandas pelo Brasil está sendo um sucesso e o faturamento bem acima do esperado pela Anatel. O que implica que as operadoras estão realmente dispostas a investir na área.
Em entrevista ao JC, João Cox, presidente da Claro, afirma que a evolução do celular no mundo caminha na direção da 3G. Para ele, existe um público potencial enorme (33 milhões de pessoas) aptas para contratar essa tecnologia. De acordo com o IDG Now, a terceira geração da telefonia celular já está disponível nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Recife e Fortaleza e estará disponível nas principais cidades do Brasil ainda no 1º semestre de 2008.
A TV Digital também vai chegar ao celular. A concorrência vai aumentar, a Oi e a Vivo estão expandindo território. Até o fim do ano estará sendo implantado o sistema que permitirá trocar de operadoras sem trocar de número, facilitando ainda mais o troca-troca de operadoras. Portanto, preparem-se para trocar de celular em 2008 e quem sabe de operadora!

2008: blog novo

Estivemos com o blog hospedado no wordpress em dotreply.wordpress.com no último ano e estamos novamente migrando para o blogspot. Para ver, portanto, posts anteriores acesse o link do wordpress. Em 2008, estaremos postando notícias sobre o mundo mobile aqui!