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quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Tudo ao mesmo tempo agora

Matéria da Revista Educação 115 (comentários em vermelho)

"A função da escola é preparar o aluno, que pede uma aprendizagem com significação. É preciso adequar as metodologias para satisfazer as necessidades do aluno, que não é mais um simples depositário de conhecimentos", diz Quézia Bombonatto, psicóloga e vice-presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia.
Significação é o que as coisas representam na interação com organismos, no caso, os alunos, professores, etc. Esse parágrafo acima indica que devemos focar em coisas que facilitem a interação dos alunos com os conteúdos da sala de aula e com os próprios alunos e professores.
"Uma das grandes questões da educação é se a motivação leva ao trabalho ou o trabalho à motivação. Não dá pra ignorar o perfil multitarefa dos jovens, mas a escola tem de encontrar um terceiro caminho. Pais e professores dizem que as crianças são hiperativas, mas no videogame são superconcentradas. É preciso disciplinar essa capacidade de concentração não só para o prazer, mas também para o trabalho", defende Rosely Sayão.
O nosso desafio é fazer com que ela aprenda no m-learning achando que está num videogame. E esse estudo irá com certeza motivar ela a continuar estudando e gostar de estudar.
A escola deve incentivar o espírito crítico e munir os estudantes de elementos que os capacitem a pensar por si próprios. "A grande questão da escola é formar cidadãos para a sociedade. Formar indivíduos cabe às famílias."
Aqui volta ao esquema de o aluno aprender mais que conhecimentos. Os alunos, principalmente, os menos favorecidos, precisam entender o que é ser um cidadão, precisam saber criticar.
"Muitos não conseguem expressar uma idéia, articular um discurso, além de cometerem muitos erros ortográficos", conta Lilian.
O aluno precisa desenvolver capacidades de criatividade e atividades em dispositivos móveis poderiam estimular isso.
"Todo mundo sai da escola sabendo nada de quase tudo."
É verdade e na minha opinião, pra saber mais tem que fazer... Por ai podemos pensar em coisas que levem o conhecimento visto em sala de aula para a prática.

Um comentário:

Daniel Julião disse...

Também concordo com a idéia de tornar o aprendizado mais "divertido", fazer com que uma aula possa ser tratada com um jogod e vídeo game por um criança, etc.

Essa idéia de expressar idéias podemos conseguir com interação e colaboração, ao meu ver.

O ensino deve ter um teoria primeiramente, mas o aprendizado permanece com a prática realmente, isso quer dizer que as pessoas não esquecem fácil o que estudaram quando praticam as teorias explicitadas, podendo ser nessa nossá idéia, com "jogos" e discutindo com os demais o que foi passado, ajudando os colegas e sendo ajudados a manter o conhecimento.