mobile learning
educação em movimento
educação à distância com dispositivos móveis

Seja um parceiro!

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

OLPC perde apoio


Na última semana, a Intel anunciou que está abandonando o projeto OLPC. A iniciativa busca produzir laptops a um custo de 100 dolares(ou menos) para crianças pobres de todo o planeta, a fim de que sejam utilizados no ambiente educaional.

Ontem, o caderno Fortune (http://money.cnn.com/magazines/fortune/) da CNN publicou uma entrevista com Nicholas Negroponte, fundador do projeto, a fim de esclarecer as causas do rompimento com a gigante dos processadores. Negroponte diz que a Intel não cumpriu com vários de seus deveres como parceira, além de ter violado algumas cláusulas do contrato. Muitos dos problemas também foram gerados devido a comercialização do laptop Classmate (http://www.intel.com/intel/worldahead/classmatepc/) pela Intel.

O mundo aguardava uma nova apresentação do OLPC durante a CES 2008 (maior feira para divulgação de produtos eletrônicos do mundo), mas o evento acabou tento como grande destaque a prévia do Windows Mobile 7.

2 comentários:

Guilherme Carvalho disse...

Grande perda para o projeto. A intel entrou no projeto como parte importantíssima, inclusive fazendo parte da junta diretiva. A intel deveria ser a líder em tecnologia deste projeto. Vamos torcer para o projeto conseguir novos apoios e ser mantido!

Hector Paulo disse...

Em dezembro de 2006 quando postei sobre o OLPC e a idéia de educação para todos, a esperança era grande pois havia fortes nomes envolvidos. Inclusive o desenvolvimento de Python como linguagem padrão do OLPC via grande suporte no projeto. Naquela ocasião inclusive já havia iniciativas no brasil migrando softwares educionais feitos em java para Python. Hoje sem o apoio da Intel acho complicado o desenvolvimento da linguagem para aplicações educacionais voltadas para o projeto. Grande perda. Vamos ver o efeito disso.