mobile learning
educação em movimento
educação à distância com dispositivos móveis

Seja um parceiro!

sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

OLPC e Educação para Todos

Desde da palestra da nokia, quando se falou do OLPC e que tinha um grupo na USP que estava migrando softwares educionais feitos em java para a linguagem de programação padrão do OLPC: Python, cresceu a curiosidade em pesquisar por esses softwares. Seguem alguns links:
http://www.laptop.org/index.pt_BR.html
http://wiki.laptop.org/go/Home
http://wiki.laptop.org/wiki/OLPC_Brasil
http://wiki.laptop.org/go/Editor_Musical
http://wiki.laptop.org/go/FACIL
http://wiki.laptop.org/go/Oficina_de_Desenho
http://wiki.laptop.org/go/Category:Software_ideas
http://wiki.laptop.org/go/LSI
http://www.lsi.usp.br/_reeng2/por/index.htm

Existem três instituições de pesquisa: Centro de Pesquisas Renato Archer, Fundação CERTI, e o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da USP. Os estudos abordam temas como preço de hardware, software educacional e riscos ergométricos.

Pessoas envolvidas, contatos, lista de e-mails e regiões onde o projeto inicial está sendo usado, pesquisado ou desenvolvido.

Em relação a ações da Academia, o LSI tem trabalhado nessas migrações para a área educacional.
Dentre os softwares que se destacam estão os:
  • Editor Musical, um software que permite aprendizagem e composição de música de maneira fácil. O aplicativo roda em modo monousuário e multiusuário (ou colaborativo) que usará a rede mesh (rede formada entre os OLPCs)
  • FACIL, um editor de páginas Web concebido para ser usado por crianças. A idéia é que usuário crie páginas da Internet com recursos para formatação de textos e inserção de imagens de maneira intuitiva.
  • Oficina de Desenho, um espaço colaborativo para criação, onde através do envio simultâneo de mensagens, permite que usuários em diferentes computadores desenhem em conjunto.
Este wiki é mantido pela comunidade e fala sobre idéias de softwares na área educacional. Vale a pena dar uma olhada! A maioria das idéias tem o carater colaborativo inserido. Eles tem a filosofia de educação para todos.

3 comentários:

Daniel Julião disse...

Rapaz, gostei desse terceiro ponto do desenho pela colaboração que na minha opinião seria um dos diferenciais de uma aplicação de educação, ou seja, penso que as pessoas podem aprender melhor em conjunto.
Portanto acho importante se a gente conseguir conceber uma aplicação educativa e colaborativa, educação para todos com todos participando, é claro que outro grande diferencial nosso é a aplicação ser mobile.

Guilherme Carvalho disse...

Como já falei em reunião, acredito que podemos deste projeto buscar várias idéias para adaptar a nossa realidade, mas n focar em OLPC.
Mas é bom olhar as idéias!

Hector Paulo disse...

Pessoal, olhando os links de Software Ideas, encontrei algumas soluções de speech.
Esse, http://www.analogx.com/CONTENTS/download/audio/sayit.htm, me parece ser muito bom.
Essas aplicações de text to speech, tem uma porrada de outras funcionalidades/benefícios associados a ele:
- Leitura em voz de livros, textos e web messages.
- Ensinar linguas e pronuncias.
Seguem tambem os links http://linux-sound.org/speech.html.