mobile learning
educação em movimento
educação à distância com dispositivos móveis

Seja um parceiro!

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Tony Karrer critica adoção do m-learning


Tony Karrer, CEO da TechEmpower e escritor do acessado eLearning Technology, publicou em seu blog 10 previsões para o 2008 dentro do contexto do e-learning. Dentre os assuntos abordados, Karrer mostrou ter uma ótica pouco otimista perante a larga adoção do m-learning para o ano de 2008.


"While the iPhone and other mobile devices continue to proliferate and while the amount of web access via mobile devices will continue to grow rapidly (now approaching 20%), mobile learning solutions will continue to find adoption in scattered, specific examples."


Mesmo entendendo o poder do m-learning, nós também compartilhamos a visão de que o processo de aprendizado totalmente baseado nos dispositivos móveis, se ocorrer, ainda precisa trilhar um longo caminho. Entretanto, percebemos o m-learning como uma ferramenta complementar importantíssima, principalmente pela sua onipresença.

Um comentário:

Guilherme Carvalho disse...

No próprio blog do Tony, algumas pessoas postaram comentários questionando seu posicionamento quanto ao m-learning. De fato, acredito que, da forma como estamos desenvolvendo as tecnologias móveis, estamos dando grandes passos para que o m-learning tenha um crescimento logarítmico. É verdade que atualmente temos, na maior parte, aplicações bastante específicas e com objetivos bem claros. No entanto, estamos dando os primeiros passos, ainda. A própria .reply tem como um dos objetivos desenvolver aplicações genéricas para atingir públicos diversos. As principais plataformas de e-learning atualmente possuem apoio mobile. Não tenho dúvida que o celular será uma ferramenta cada vez mais importante para aprendermos, especialmente pelo fato de termos o celular ao nosso lado durante todo o dia, enquanto nem sempre estamos perto do computador convencional.